Marketing para advogados: conheça o passo a passo

A gente sabe que escrever conteúdos para a área jurídica pode ser desafiador. Mas há excelentes caminhos para construir uma reputação na internet e se posicionar bem no digital, construindo um ótimo marketing para advogados. O Google é o espaço onde a maioria das pessoas pesquisa sobre assuntos mais profundamente, sendo encaminhada para sites, artigos e vídeos.

Um cidadão que está com problemas trabalhistas, certamente, vai pesquisar no Google um advogado indicado por um amigo, ou mesmo pesquisar o tema de sua preocupação. E é lá que a gente vai, com a melhor estratégia, disponibilizar este conteúdo de forma gratuita e iniciar um ótimo relacionamento com as pessoas.

Mas não é fácil. É preciso uma estratégia de conteúdo muito bem organizada para que você possa ser notado e consiga fazer mais negócios.

Na minha experiência em marketing para advogados, consigo destacar alguns pontos bem importantes. Mas vale salientar que o conteúdo do advogado é extremamente importante para o cidadão. Por isso, te digo logo com muita certeza: não tenha vergonha de aparecer. Não é erro quando você está disseminando para as pessoas um conteúdo que pode mudar a vida delas para melhor e contribuir para a justiça social.

Sendo assim, seguem algumas dicas iniciais:

  1. Escreva sempre numa linguagem simples, em que o povo entenda. Não use o juridiquês, só quem entende juridiquês é o próprio advogado.
  2. Tenha um site para direcionar ao contato direto, ele é o seu cartão principal onde vão estar concentradas todas as informações sobre você e onde será construída sua reputação.
  3. Seja verdadeiro e claro com seu público, mas não deixe de ser você, use seu jeito, sua essência.
  4. Não tenha vergonha de começar. Apenas comece, pois, como eu disse lá em cima, é sobre justiça social.

Como construir seu marketing para advogados passo a passo:

A primeira coisa que você tem que saber é ter um plano de negócios que vai te direcionar para o lugar que você quer ir. É um escritório físico, é digital? Qual segmento? No Sebrae há vários cursos rápidos que podem te ajudar a definir quem é você enquanto marca.

Clique aqui neste link útil: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

Depois, é importante você fazer um estudo de design, identidade visual e marca para se posicionar. A linguagem visual vai traduzir quem você é. Por exemplo, as marcas de Direito aqui no Brasil têm muito a ver com arquétipos de poder, sucesso, firmeza… Portanto, são mais sobreas, tendem a usar sobrenomes e estão fincadas em pilares de seriedade.

Outro ponto importantíssimo é a construção do site, que deve também falar sobre a sua atuação, quem é você, o que você faz e vários conteúdos que trazem para o leitor que o advogado é um grande especialista no segmento dele. Invista em um conteúdo muito bom, dê informação de graça ao seu público em potencial.

Marca pronta, site pronto, é hora de distribuir as informações nos canais: Instagram, TikTok, Youtube, blog e Whatsapp. Cada um deles tem um ponto muito bom a ser levado em consideração, então, vamos observar um a um.

 

Canais digitais para advogados

  1. Blog – Construa textos com palavras-chave bem posicionadas e um SEO adequado. O WordPress permite que você possa, por exemplo, instalar um plugin de SEO para checar a aplicação do SEO do artigo.
  2. Youtube – Assim como o blog, também permite um ótimo ranqueamento, com um bom conteúdo. Aproveite para explicar assuntos a partir da perspectiva de quem está pesquisando, por exemplo: “Tenho direito a pensão pela morte do meu marido?”.
  3. Instagram e TikTok – Nestas redes você pode criar um bom relacionamento, com vídeos curtos, stories e engajar com os usuários.
  4. LinkedIn – Neste espaço podemos considerar um público mais focado em profissionais da área, o que não deixa de ser importante para o mercado. Você pode ser porta-voz de algum assunto relevante, por exemplo, e se relacionar com pessoas estratégicas.
  5. WhatsApp –  Poste os mesmos vídeos do Instagram aqui. Há possibilidade de criar novos relacionamentos e fortalecer vínculos com quem já tem seu contato.

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